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Facebook quer melhorar comunicação entre empresas e clientes

O Facebook anunciou uma série de mudanças nas opções de comunicação entre páginas e perfis pessoais. O objetivo central dessas mudanças é melhorar a comunicação entre empresas que possuem páginas na rede e seus clientes.

Os, anúncios exibidos na timeline incluirão um botão “Enviar mensagem”, por meio do qual os usuários poderão mandar um inbox para a empresa que fez o anúncio. Nos smartphones, as mensagens serão enviadas pelo Facebook Messenger. As empresas receberão, além da mensagem, um aviso explicando qual anúncio gerou aquela mensagem.

Comentários realizados nas páginas das empresas receberão um botão “mensagem”, por meio do qual os administradores poderão responder ao comentário via imensagens privadas. Com isso, as empresas conseguirão resolver eventuais problemas de seus clientes sem que a conversa fique disponível para qualquer um que visite a página. No entanto, os comentários respondidos receberão uma marcação de “respondido”, para que outros clientes vejam que a empresa atendeu o cliente.

Além disso, as páginas de empresas passarão a ser avaliadas segundo sua assiduidade em responder mensagens de usuários. Para ser considerada “muito responsiva”, a página precisa responder 90% das mensagens em até 5 minutos. As avaliações são calculadas com base nos dados dos últimos 7 dias de atividade da página.

Outras mudanças voltadas para páginas incluem a opção de gravar respostas-padrão (com a opção de editar respostas passadas para enviar novamente) e uma caixa de entrada atualizada para administradores de páginas que permite arquivar, deletar e marcar como spam várias mensagens por vez.

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